Implantologia

 




Especialidade da odontologia que vai recolocar um ou mais dentes perdidos, para que possam continuar a ter as mesmas funções de estética, fonação, mastigação, deglutição e postura, devolvendo a naturalidade dos seus dentes.

O que é Implante?

Implante é uma das alternativas para substituir a raiz do dente que foi extraída. No lugar deste dente perdido é colocado um pino de Titânio, que vai sustentar um dente (prótese) feito em laboratório.

Quando é indicado?

Ele é indicado em pacientes adultos com boas condições de saúde, com uma excelente higienização bucal e que tenha tecido ósseo suficiente para a colocação deste implante.

Quais as vantagens?

Uma das principais vantagens é a estética, devido a naturalidade que proporciona ao paciente. Uma outra vantagem é evitar o desgaste de dentes naturais, que estão ao lado da raiz extraída, com o objetivo de apoiar uma prótese fixa.

O Implante pode causar algum perigo para o corpo humano?

Não. Os estudos mostraram que o Titânio é compatível com os tecidos ósseos, ou seja, ele não provoca qualquer tipo de doença ou infecção (rejeição), porém durante sua colocação não deve haver nenhum tipo de contaminação.

*Os estudos iniciaram na Europa, já tem 20 anos de pesquisas, 95% de acerto e o Brasil passa a ser um dos melhores centros de estudo e desenvolvimento.

Quanto tempo demora para ser colocada a prótese?

Após a colocação do implante, o paciente deve esperar que o organismo forme osso em volta deste, e aproximadamente de 4 à 6 meses, já é possível a colocação da prótese. Em alguns casos especiais, existe a possibilidade de ser feita a colocação do implante e da prótese ao mesmo tempo, procedimento chamado de carga imediata.

Quais são os cuidados necessários?

A consulta de rotina no consultório a cada 6 meses é fundamental para avaliação do implante, bem como, a saúde bucal em geral. O paciente deve ter uma excelente higienização bucal, com o uso de escovas e fio dental, evitando mastigar alimentos duros como semente, gelo, balas, etc.

 

Por que usamos os implantes Ankylos, da empresa Degussa/Dentsply?

Querido paciente

 

A vida deixa marcas inclusive nos dentes.Um acidente na prática de esportes ou uma queda pode provocar um espaço no seu sorriso em qualquer etapa da sua vida. Lesões de cárie e doenças periodontais podem lhe custar perdas de dentes ao longo do tempo. Uma situação estressante. Porém, não é mais necessário coragem para se substituir proteticamente um elemento dentário ausente. Tão pouco se requer coragem durante a reabilitação devido a perda de todos os dentes ou substituição de uma prótese total (dentadura) frouxa.

 

O Instituto de Odontologia Perroud possui uma solução contemporânea: implantes originais da Dentsply Friadent altamente desenvolvidos, usados em todo o mundo, testados e avaliados milhões de vezes.

 

Pequenos corpos de titânio são raízes artificiais de dentes de alta tecnologia que se tornam parte das arcadas através da osseointegração* (quando se adere ao osso). Eles ficam tão firmes como se fossem parte de você, e fornecem uma base estável para coroas de um só dente, dentaduras ou próteses fixas (pontes) extensas. Os implantes fornecem uma completa sensação de boca natural. Sem dentaduras frouxas ou qualquer outro tipo de problema. Não é necessário danificar a saúde dos dentes vizinhos para fixar as pontes em seus lugares. Os implantes da Dentsply Friadent oferecem uma solução segura para todas as idades e para todas as situações. Permanentes, resistentes a mordida é tão única quanto você.

Ganhe segurança e qualidade de vida com implantes. Tenha um sorriso atraente e desfrute da boa comida de novo. Este artigo descreve como é surpreendente simples se obter tudo isto.

 

Você vai descobrir como os implantes da Dentsply Friadent podem ser usados para substituir um dente, vários dentes ou todos os dentes de uma maneira segura e sem complicações. Você também encontrará respostas para todas as suas perguntas sobre o tratamento, cuidados com os implantes e muito mais.

Bem vindo ao mundo fascinante dos implantes da Dentsply Friadent  

Qualquer um pode perder um dente. Geralmente acontece numa fração de segundos: na prática de esportes, um dente se vai, como se nada fosse. 

Um trauma que levou a perda de um dente não é mais aquele drama todo. Os implantes resolverão este pequeno problema de uma maneira natural e imperceptível. O dentista vai inserir a pequena raiz de alta tecnologia na posição onde o dente natural se encontrava no tecido ósseo. Isto geralmente não demora mais do que qualquer tratamento de rotina feito por seu dentista. Uma restauração temporária fecha o espaço até que o implante se estabeleça. Então, a coroa final do dente é fixada no lugar permanentemente sobre a raiz de titânio (implante). Com a nova raiz, fixada com firmeza no osso, torna-se idêntica a seu dente natural.

  

  A escolha é sua: uma ponte convencional ou um implante?

         

  Como uma alternativa, os dentes que estão faltando podem ser geralmente substituídos por meio de uma ponte fixa. Os dentes saudáveis devem fornecer a base para fixar a ponte em seu lugar, isto é, os dentes que estão à direita e à esquerda do espaço. Eles agem como os pilares da ponte . A prótese é fixada na ponte com o auxílio de coroas. O ponto que fecha o espaço situa-se entre as coroas. Ele encontra-se próximo o bastante do tecido gengival para se criar a ilusão da aparência de um dente natural a princípio.

  Mas ele não preenche o osso maxilar como um dente natural, pois não se encontra inserido no mesmo. Por causa disso, o osso vai atrofiar com o tempo, como um músculo que não é usado e é gradualmente perdido. É por isso que os componentes da ponte são geralmente claramente visíveis quando as pessoas riem e conversam. A higienização com o fio dental de torna difícil.

  Não existem dentes a direita ou a esquerda do dente perdido? Ou um dente próximo ao espaço não serve para suportar uma ponte fixa? A odontologia tradicional lhe oferece uma única opção: A Prótese Removível (Ponte Móvel)! Esta prótese necessita de grampos para se apoiar nos dentes o que compromete a estética e em alguns casos pode levar a sobrecarga destes dentes de suporte. Isto não é mais necessário! Você pode optar pelos Implantes!

 

Implantes: a melhor solução de todas as maneiras!

 

Uma coroa de suporte de implante não necessita de grampos retentores. 

 

 

Não é necessário desgastar nenhum dente. O implante também mantém a forma natural do osso maxilar. Os implantes da Dentsply Friadent imitam a anatomia da raiz natural do dente, para que o osso e a gengiva tenham suas cargas e formas corretas.

Ninguem vai notar a diferença, nem mesmo você. Seu novo dente será usado exatamente da mesma maneira que seus dentes vizinhos. Você cuidará dele exatamente da mesma forma, e ele ficará em seu lugar ainda que você continue praticando seus esportes vigorosamente.

  Como se nada tivesse acontecido implantes para espaços extenso

Implantes odontológicos não são apenas para preencher espaços.

Os pequenos parafusos de titânio são um milagre odontológico. Quando o sorriso de repente parece envelhecer, vários dentes são perdidos ou dentaduras velhas começam a causar mais e mais problemas, mas você pode voltar no tempo e seus dentes podem parecer jovens novamente.

Implantes de um único dente são uma solução particularmente elegante. Independente se um ou mais dentes foram perdidos numa arcadas: cada dente é substituido individualmente e a situação é restaurada à sua condição inicial. Se três ou mais dentes de uma arcada são perdidos, você pode decidir ter uma ponte sobre implantes. Neste solução, as novas coroas são unidas – dependendo do tamanho do espaço – e são pocisionadas numa base segura e estável de dois ou mais implantes.

Após um planejamento preciso, as novas raízes dos dentes são posicionadas no maxilar em uma sessão de tratamento. Uma prótese temporária fecha os espaços durante a fase de cicatrização(osseointegração). Depois da osseointegração, as pontes ou coroas finais são fixadas permanentemente aos implantes.

A escolha é sua: ponte convencional ou implantes?

Uma possível alternativa para a solução do implante é a ponte convencional. Contudo, os dentes naturais que estão à direita e à esquerda do espaço devem ser usados para reter a ponte. Eles servem de apoio e suportam as coroas, onde os componentes da ponte foram fixados. È uma pena se os dentes forem perfeitamente saudáveis. O processo de desgaste vai fazer com que eles percam sua camada de esmalte protetor e se tornem mais intensamente forçados. Isto reduz sua expectativa de vida na maioria dos casos.

Se o espaço se localiza no final da arcada – referido com uma situção de extremidade livre – o dentista também pode oferecer uma prótese parcial como uma alternativa. O mesmo pode ser aplicado se o espaço é muito grande para ser fechado com estabilidade duradoura por uma ponte convencional. Uma prótese parcial removível é fixada aos dentes existentes com grampos de metal que podem danificar os dentes retentores com o tempo. Próteses parciais  de alta qualidade também podem ser fixadas aos dentes naturais, com barras ou dispositivos de fixação. Isto significa que os dentes devem servir de apoio e encaixados com coroas, com uma ponte de suporte dente a dente.

 

Implantes: a melhor solução – em qualquer situação

 

Tudo que foi descrito antes se torna desnecessário com os implantes. Os pequenos parafusos de titânio são raízes de dentes artificiais que suportam de forma segura e invisível suas novas coroas. Não é necessário desgastar os dentes saudáveis e cobrí-los com pontes e você também não terá que se preocupar com os grampos. Seus dentes de suporte a implante não poderão ser distinguidos de seus dentes naturais: eles parecerão exatamente os mesmos, a sensação será exatamente os mesma. É como se nada tivesse acontecido.

Viva mordendo! Implantes odontológicos para arcadas desdentadas. 

Você não tem nenhum dente em suas arcadas? Você ainda será capaz de sorrir com seus implantes odontológicos, pois somente de duas a seis raízes serão suficientes para fornecer uma base firme para uma prótese total. Isto vai lhe conferir um elevado grau de segurança em todas as situações, pois nada poderá se soltar. Não haverá mais surpresas embaraçosas. Sua prótese é fixada aos implantes com sistemas especiais de retenção, que consistem de dois componentes. Um componente é permanentemente fixado ao implante, sua contraparte é parte da dentadura.Os componentes se travam juntos, como se fosse o apertar de um botão. Sua prótese é fixada com firmeza. Para limpeza, sua prótese pode ser facilmente removida e, da mesma forma, facilmente recolocada após a limpeza. Se você desejar, sua prótese pode ser fixada permanentemente aos implantes. Uma prótese pode ser permanentemente fixada a pelo menos quatro ou seis implantes em suas arcadas. A prótese é, então, fixada tão firmemente, que a resina que cobre o céu da boca não é necessária. Após um planejamento preciso, as novas raízes dentárias são geralmente colocadas na mandíbula numa única sessão de tratamento. Durante o processo de cicatrização(osseointegração), elas se integram ao osso totalmente e se tornam um componente integral da mandíbula. Isto significa que, após um tempo relativamente curto, os elementos de retenção para a dentaduraou para a nova prótese podem ser fixados em seus lugares. É frequentemente possível fixar a dentadura nas novas raízes ao mesmo tempo em que os implantes são colocados na mandíbula. Você chega para a sua consulta no consultório ou no hospital e sai algumas horas depois com dentes novos firmemente fixados.

Nunca é tarde para implantes

Você será capaz de comer, conversar e sorrir com seus “novos dentes”. Você terá uma segurança perfeitamente natural, que seria muito difícil ou impossível de ser obtida com próteses convencionais. Seus próprios dentes que seriam usados para fixação permanecerão intactos. Se você  já estiver usando uma dentadura por um longo período de tempo, seu osso maxilar já poderá estar muito fino e estreito para aceitar implantes. Neste caso, seu dentista ou cirurgião especializado em implantes pode reconstruir o osso de sua arcada cuidadosamente. Isto é feito com ossos de seu corpo ou com materiais naturais de substituição. O procedimento cirúrgico de um dia pode ser feitos sem traumas atualmente e é esquecido rapidamente. A melhora na qualidade de vida é permanente. Os implantes originais da Dentsply Friadent, têm todas as propriedades que permitem que suas novas raízes durem pelo resto de sua vida, com os cuidados apropriados. Não esconda mais seu sorriso, desfrute ativamente do melhor lado da vida sem embaraços com seus implantes.

Topo

Perguntas mais frequentes, com as respostas sobre os implantes odontológicos de A a Z

Os implantes dentários podem ser a solução também pra você? Você está interessado em saber mais sobre as melhores possibilidades? As perguntas e respostas mais frequentes sobre o tratamento de implantes foram coletadas e colocadas nas páginas seguintes:

Aeroportos: Detectores de metal vão apitar por causa do implante, como na verificação dos aeroportos? 

Não, não se preocupe com isso. Os implantes não são magnéticos e são muito pequenos para acionar o detector.

 Alergias É possível ser alérgico aos implantes? 

Os implantes dentários existem há 40 anos. Neste longo período, nenhuma alergia devido a implantes de titânio foi constatada. O titânio não possui componentes alérgicos e é completamente neutro em seu corpo. Dos materiais usados em pontes e coroas, a cerâmica provou ser a mais compatível com o organismo. Os riscos de alergias podem variar para metais e plásticos. Deixe seu dentista aconselhá-lo que material é o melhor pra você.

Alimentação: Eu posso morder e comer normalmente com uma dentadura de suporte a implante

Independente se você tem uma coroa, ponte ou dentadura sobre implantes, você será capaz de comer, moreder, conversar e sorrir da mesma forma que você fazia anteriormente. A prótese será fixada com firmeza em seus implantes e você se sentirá bem seguro com eles.

 

Anestesias Anestesia geral relamente não é necessária na colocação dos implantes?

 

Não. Anestesia local pode evitar qualquer dor completamente. Quando o dentista preparo o local do implante no osso e o posiciona, você pode sentir uma vibração e uma pressão leve, mas nenhuma dor. Para a maioria dos pacientes, o procedimento se parece com um tratamento normal de cáries, que também é conduzido com anestesia local. Contudo, se você ainda quiser “dormir” durante o tratamento, o dentista poderá explicar as implicações da anestesia geral.

Carga imediata: O que significa exatamente "carga imediata" e como ela se aplica no meu caso? 

O plano usual para dentes de suporte a implante inclui uma fase de osseointegração, sem haver carga nos implantes após sua inserção. Neste procedimento, o espaço é preenchido temporariamente com uma prótese provisória, que é fixada normalmente aos dentes vizinhos. Contudo, na carga imediata, novos métodos e sistemas de implantes são usadas, que sob condições específicas, permitem que a prótese provisória seja fixada ao implante imediatamente. Os pacientes recebem seu implante e possuem dentes fixados com uma aparência natural, da mesma maneira. Se a carga imediata é apropriada para você, vai depender do estado de seu osso maxilar e da posição dos implantes. Pergunte a seu dentista sobre as opções.

Cerâmica: Que material é usado nas coroas?

Muitas coroas e pontes são feitas de metais e ligas de metais e são cobertas com cerâmica, de forma que suas cores sejam as mesmas que a dos dentes naturais. Uma alternativa estética de alta qualidade é a porcelana. Cerâmica de óxido de zircônio, com sua elevada resistência, é particularmente adequada para prótese de suporte a implante. Ela é adequada para coroas de dente único, e também para pontes extensas e ela reflete a luz de maneira idêntica ao esmalte do dente natural. Isto significa que a dentadura é virtualmente idêntica aos dentes naturais.

Consulta: Como posso me preparar para a consulta?

Você deve ser informado de maneira completa antes da consulta. Este folheto contém todas as informações básicas importantes que você precisa saber. Você também deve tirar vantagem da consulta para fazer todas as perguntas que você tiver. Faça uma lista de perguntas com antecedência para que você não se esqueça de nenhuma. Não se esqueça de informar ao dentista de quaisquer doenças e remédios que você toma regularmente. Você também deve trazer anotações para que você possa se lembrar de tudo isso. Todas as suas perguntas sobre o procedimento serão respondidas na consulta inicial. Complicações durante a cirurgia são improváveis.

 

Cuidados com os dentes: Como eu cuido de meus dentes de suporte a implante? 

Dentes de suporte a implante não somente se parecem com dentes naturais. Eles podem ser limpos facilmente com uma escova de dentes-inclusive por escova de dente elétrica-a pasta de dente. Na limpeza dos implantes, os espaços entre os dentes e as transições para a gengiva são particulamente importantes. Estas áreas são colônias de bactéria que atacam a gengiva e, com o tempo, também podem atacar o osso ao redor do implante. Isto pode ser prevenido cim fita dental ou por pequenas escovas entre os dentes. O seu dentista vai lha mostrar como manusear os instrumentos e vai fornecer uma limpeza profissional dos dentes em intervalos regulares--por exemplo, a cada três meses. Isto vai remover placas teimosas, deixando seus dentes novos em folha. Você deve agendar consultas de profilaxia regulares com seu dentista. Vale a pena.

Custo: Quanto custa tudo isso?

Os custos dependem da extensão do tratamento e do número de implantes. Uma estimativa do trabalho requerido e os custos associados, que serão fornecidos pelo seu dentista antes de iniciar o tratamento, lhe darão uma idéia exata dos custos.

Dentes bonitos: Eu preciso somente de dois implantes, mas eu também gostaria que meus dentes fossem mais brancos e mais atraentes. O que meu dentista pode fazer a respeito?

O dentista pode, geralmente, clarear dentes escuros. Dentes da frente podem ser cobertos por resinas ou cerâmicas. As coroas para os implantes apresentam aparência de um dente natural. Pergunta a seu dentista. O dentista pode oferecer uma solução para quase todos os casos.

Diabetes: Se eu sou diabético, ainda posso ter o implante?

Sim. Contudo, sua diabete deve ser controlada corretamente. Diabetes que não são controladas adequadamente ou que não são tratadas podem afetar adversamente o processo de cura por razões metabólicas. Se houver quaisquer dúvidas, o dentista vai consultar seu médico.

 Doenças Existem doenças que podem impedir a colocação dos implantes? 

Não necessariamente. Se você tem uma doença geral séria, tais como doença cardiovasculares,danos sérios de fígado, tendência à hemorragia ou sistema imunológico deficitário, você deve sempre informar seu dentista. Em alguns casos, efeitos colaterais de remédios podem afetar o processo de cicatrização ( osseo-integração), então o dentista deve ser informado  de todas as medicações que você toma regularmente, na primeira consulta. O dentista vai lhe aconselhar sobre as opções e vai lhe ajudar a tomar suas próprias decisões com base no perfil de sua saúde.

 Dor  O procedimento é doloroso? 

A gengiva provavelemente estará mais sensível nos primeiros dias após o procedimento, mas não vai mais sangrar. Suas bochechas vão inchar durante algum tempo e isso poderá trazer desconforto. Contudo, a maioria dos pacientes nem sequer necessita de analgésicos no dia seguinte e podem retornar a suas vidas normais.

 

Durabilidade Quanto tempo duram os implantes?

Após a fase de osseointegração, um implante de qualidade inserido corretamente será mais resistente ás várias influências do que as raízes naturais dos dentes. Um implante de titânio com uma carga protética de qualidade não vai quebrar. E ele é imune a cáries. Uma higiene bucal consistente irá manter sua gengiva e o local do implante saudáveis. Com os cuidados aprorpiados, os implantes podem durar a vida toda. 

Duração do tratamento  Quantas consultas serão necessárias para minhas novas raízes dentárias?

Isto vai depender do espaço e tipo de tratamento. Uma sessão normalmente é suficiente para a consulta na qual o dentista será capaz de tirar suas dúvidas. A próxima consulta será para o planejamento e exames preliminares. A novas raízes dentárias podem ser geralmente inseridas no osso maxilar algum tempo depois, na sessão de tratamento. Neste procedimento, dentista faz uma pequena incisão na gengiva, na posição do implante, que é, então, suturada sobre o implante, após a inserção do mesmo. Verifica-se a ferida para assegurar que ela está cicatrizando da maneira apropriada, um ou dois dias após o posicionamento do implante. Cera de dez dias depois, as suturas serão removidas. Agora, você já pode esperar até o osso regenerar durante a fase de osseointegração, sem mais nenhuma sessão de tratamento. 

Enxerto de osso Quando o enxerto de osso é necessário? 

Quando a mandíbula não tem dentes e não está sujeita a carga de mastigação natural associada, por um longo tempo, o osso vai atrofiar gradualmente. É semelhante ao processo de atrofia de um músculo que não é mais usado. Certas bactérias também podem destruir o osso. Isto é conhecido como periodontite, uma doença inflamatória do periodonto. Se o osso estiver muito fino ou fraco e o implante não puder ser colocado, o dentista recomendará o enxerto de osso. O tecido do osso é restaurado, com um osso autógeno (do próprio corpo) ou um material de substituição de osso, da maneira menos traumática possível. Uma mistura de osso autógeno com material de substituição de osso é frequentemente utilizada. O material de enxerto é estendido em camadas, diretamente no osso, e gradualmente covertido pelo organismo em osso. Na parte de trás do maxilar superior, o osso é geralmente erguido por um processo determinado, “ Levantamento de Seio”. Isto evita que parte do implante se estenda para dentro da cavidade maxilar. O enxerto de osso póde ser feito, geralmente, durante a colocação do implante.

 Esportes Ainda poderei fazer exercícios e praticar esportes após a colocação do implante? 

A prática de exercícios após a colocação do implante não é problema. Contudo, se você for tomar parte em atividades que exigem um vigoroso movimento, você deve consultar seu dentista primeiro. Alguns dias de repouso podem ser recomendados para evitar comprometer o processo de cicatrização.

Fumo: Os implantes dentários são recomendados para fumantes? 

A taxa de sucesso a longo prazo dos implantes pode ser comprometida pelo fumo. Discuta isso com seu dentista. Ele poderá avaliar os riscos para o seu caso. 

Idade: Há uma idade mínima para implantes dentários? 

O crescimento do osso deve estar complento no momento da colocação do implante. Assume-se que isto ocorra aos 18 anos. Garotas, geralmente finalizam esta crescimento antes dos meninos. Em caso de dúvida, o estado do osso pode ser verificado por um exame de raio-x dos ossos. A colocação do implante é desaconselhada em pessoas mais idosas? Nunca é muito tarde para se melhorar a qualidade de vida com o implante. O tratamento possui um risco tão baixo, que os implantes podem ser colocados em pacientes de 70, 80 ou mesmo 90 anos. Não há limite de idade. Se você puder fazer qualquer outro tratamento dentário de rotina e estiver em boa saúde, você também pode ter implantes.

 

Imediata colocação do implante: Os implantes podem ser colocados imediatamente após a extraçãodos dentes?

 

Sim, isto é frequentemente possível nos dias de hoje. O implante é colocedo na ferida recente, imediatamente após a remoção do dente. Isto é chamado de implantação imediata do implante ( não deve ser confundido com carga imediata de implantes).

Marca-passo cardíaco: Os implantes podem afetar meu marca passo cardíaco?  

Não. Os implantes não têm efeito eletromagnéticos. Eles não podem afetar a operação de seu marca passo de nenhuma maneira. 

Material de Implante Do que são feitos os implantes?

Os implantes da Friadent são de titânio puro de qualidade cirúrgica. O material provou ser tão bom que, atualmente, 99 % de todos os sistemas de implantes dentários são feitos de titânio puro. Ele é extremamente estável e bastante compatível ao organismo. O titânio também fica firmemente integrado ao tecido do osso. Estas propriedades positivas têm sido confirmadas, não somente em implantes dentários, mas também em muitas outras áreas médicas, tais como ortopedia, já por muitas décadas. A colocação cinza-prateada do titânio também não é uma desvantagem, já que os implantes- como as raízes dos dentes naturais- estão completamente enterrados no osso maxilar e são invisíveis. Implantes brancos de cerâmica também têm estado à disposição por alguns anos. A primeira geração de cerâmica de óxido zircônio foi forte o bastante para competir seriamente como o titânio. Os implantes de cerâmica atuais são feitos de uma cerâmica de óxido de zircônio extremamente estável e também estão em fase de teste. O titânio é, ainda, o material padrão dos implantes dentários.    Medicamentos Existe alguma interação com medicamento? 

Isto é possível com certos medicamentos. Por exemplo, a cortisona pode alterar o metabolismo e o sistema imunológico do corpo, de forma que problemas com o processo de ósseointegração podem ser encontrados. Medicamentos anticoagulantes podem causar hemorragias sérias durante a colocação do implante. Se você necessita tomar medicamentos regularmente, você deve discultir o fato com seu dentista.

Noite: Eu preciso remover a dentadura de suporte a implante de noite? 

Uma dentatura convencional deve ser removida de noite, porque ela pode desprender durante o sono e bloquear a faringe ou a passagem respiratória. Uma dentadura sobre implante é normamente fixada no lugar e pode ser deixada no lugar a noite, sem haver perigo. Seu dentista vai lhe aconselhar sobre isso.  Você somente terá que perguntar a ele.

 

Procedimento cirúrgico de um dia: O posicionamento do implante é realmente um procedimento de um dia? 


Sim. O dentista de implante trabalha de maneira segura e não traumática para que múltiplos implantes possam ser colocados, geralmente, sem muitos problemas numa única sessão.

Qualidade: Há diferença de qualidade entre os implantes? 

Da mesma forma que ocorre com qualquer produto, existem implantes de altíssima qualidadee modelos de qualidade menor. Por exemplo, existem diferenças na forma dos implantes, particularmente na superfície de um implante pode ser modficada para melhorar, principalmente, as propriedades do material compatível com tecido ósseo. Sempre peça a seu dentista para que lhe informe sobre as características do implante que será usado. Pergunte sobre a experiência a longo prazo. Também pergunte sobre a disponibilidade a longo prazo de componentes de reposição, caso sua prótese tenha que ser renovada no futuro. 

Porque devo confiar nos implantes da Dentsply Friadent?

Os implantes da Fiadent são produtos da melhor qualidade alemã, cujo projeto é baseado em décadas de pesquisa, desenvolvimento e experiência clínica documentada. Eles são os resultados de alta precisão. Desd a compra da materia-prima,toda a cadeia de produção está sujeita a padrões de qualidade certificados, extremamente rígidos. A faixa de produtos cobre três sistemas com difernetes formatos de implantes em vários tamanhos e comprimentos, para que o dentista possa selecionar o tipo exato para sua específica condição inicial. Todos os implantes são feitos de titânio puro cirúrgico e possuem uma superfície micro- estruturada única, o qual suporta ativamente o processo de cicatrização do osso. As características da superfície altamente desenvolvidas permitem que as células do osso se depositem diretamente no implante e no osso, formando um novo osso. Os implantes da Dentsply Friadent oferecem as melhores condições para uma ótima cicatrização e para a formação de uma base estável e permanente para os implantes. Os sistemas da Dentsply Friadent também oferecem soluçõesprotéticas extremamente estéticas para cada necessidade e para cada condição inicial. E se a prótese que se encontra fixada no implante da Denstply Fraidnet por ventura precisar ser substituída, você pode ter toda a certeza de que seu dentista será capaz de obter todos os componentes necessa´rios, mesmo anos depois, independente da parte do mundo onde você estiver. 

Reposição e modificação da dentadura: As próteses sobre implantes podem ser substituídas ou estendidas se mais dentes forem perdidos?  

Sim, a prótese pode ser substituída ou modificada a qualquer tempo. Um implante da Dentsply Friadent pode ser convertido em oilar para ponte ou num prótese, sem nenhuma dificuldade, mesmo depois de muitos anos. 

Eu já uso uma dentadura regular completa. Eu vou precisar de uma nova para fixar o implante? 

Se a dentadura existente garantir uma carga ótima dos implantes e boas funçoes de mastigação, ela pode certamente ser ajustada para fixar os implantes. Pergunte a seu dentista. O dentista pode avaliar sua situação particular e irá recomendar a melhor solução para você. 

O que acontece se um de meus dentes que está integrado à prótese como pilar for perdido? 

Se um dente tiver que ser removido, por exemplo, devido a uma inflamação de raiz, ele pode, feralmente ser substituído por um implante adicional, sem dificuldades. O suporte e, possivelmente, a prótese serão modificados para fins de adequação. 

Riscos Existem riscos associados com a colocação do implante?  

A colocação de um implante é procedimento cirúrgico menor. Complicações como danos aos nervos e vasos sanguíneos, durante a colocação dos implantes, são certamente possíveis. Mas isto é extremamente raro nos dias de hoje, com os avanços em palnejamento e diagnósticos. Quando um implante é colocado por um dentista de qualidade, os ricos não são maiores que a remoção de um dente do siso. Uma reação de rejeição repentina de um implante totalmente osseointegrado é muito rara. Contudo, em alguns casos raros, o osso pode não segurar o implante com a firmeza necessária. Nesta  caso, ele pode náo resistir suficientemente às cargas e, provavelmente, terá que ser removido com anestesia local. Na maioria dos casos, um novo implante pode ser colocado na mesma seção, se você assim o desejar.

E se um implante infeccionar? 

Se a infecção é detectada com boa antecedência, infecções causadas por bactérias geralmente podem ser tratadas com sucesso. Se você visitar seu dentista regularmente para o cuidado dos dentes e profilaxia e também escovar seus dentes regularmente em casa, é improvável que você seja afetado.

Sensação de corpo estranho: Eu vou sentir os dentes de suporte a implante como se fossem os meus dentes ou vou sentir como se tivesse um corpo estranho em minha boca? 

Os dentes de suporte a implante darão uma sensação bem natural quando você falar, comer e sorrir.Você não sentirá nenhuma diferença.

Trabalho: Quando posso voltar pro trabalho? 

Seu dentista provavelmente lhe dará um atestado para que você não vá trabalhar alguns dias. Contudo, normalmente, você será capaz de levar uma vida normal já no dia seguinte da operação e voltar ao trabalho alguns dias depois.

 

Tratamento Quando e como os dentes são colocados no implante?

 

Num processo normal de cicatrização (osseointegração) os implantes serão totalmente integrados no osso da mandíbula superior após cerca de seis meses, e na mandíbula inferior, após cerca de três meses. Suas novas coroas poderão, então, ser firmemente fixadas no lugar. O dentista vai descobrir a “cabeça” do implante e parafusar temporariamente uma pequena tampa, chamada de “cicatrizador”, para moldar corretamente a gengiva. Um molde é tirado nessa fase. O técnico de dentista vai usar o molde como base para a fabricação de sua dentadura. Após as cores terem sido precisamente calculadas e um teste de ajuste executado, a dentadura é fixada com seguranção aos implantes

 

Ficarei desdentado durante o tratamento e o processo de cura?

 

Não. Se você já possui uma prótese antes dos implantes, ela, geralmente, só necessitará de alguns ajustes para permitir que você continue a usá-la. Se você ainda não tiver a prótese, o espaço ainda poderá ser substituído com uma prótese provisória. Em algumas circunstâncias, ela pode ser algumas vezes fixada nos implantes imediatamente. Para o caso de tais próteses provisórias de longo prazo, existem soluções muito sofisticadas que são virtualmente idênticas às coroas finais e a seus dentes naturais.

 

Existe mais alguma coisa com que eu deva me preocupar?  

 

Em resumo: não. Pense em seus implantes como sendo uma parte natural do seu corpo. Você poderá se exercita, conversar, comer, sorrir e viver como se nada tivesse acontecido. Não há nenhuma diferença deste sistema e de seus dnetes naturais.